A Estação de Ciências

Um pouco da história da Estação de Ciências...
A Estação de Ciências funciona juntamente com a Escola do Campo do município e recebe o nome de Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira.
Localizada na comunidade rural de Alto Roda D’Água, Cariacica-ES, entre a Reserva Biológica de Duas Bocas e o Monte Mochuara a uma altitude aproximada de 500 m, o local possui um relevo acidentado e grande parte de seu espaço territorial é coberto por floresta (Bioma Mata Atlântica de altitude). É ligado ao centro urbano por dois trajetos de acesso: por Roda D’Água e pelo Vale Mochuara.
A propriedade pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Cariacica e possui 503.430,24 m² de área territorial e perímetro de 2.991,95 m.
A Escola do Campo foi pensada e justificada desde 2005 em vários momentos junto aos órgãos públicos municipais, por solicitação de produtores e moradores das comunidades da zona rural de Cariacica, pelo desejo de formar seus filhos em valores e conhecimentos que “os façam sujeitos produtivo e geradores do trabalho do campo” (CARIACICA, 2010, s/p). Essa solicitação justifica-se, pois embora Cariacica esteja inserida na região metropolitana da Grande Vitória-ES, ainda conserva traços marcantes de uma cidade desenvolvida a partir de um contexto rural. 54% de sua área geográfica são de zona rural, mais da metade do território do município (CARIACICA, 2010).
Aos poucos as interlocuções entre comunidade e governo foram se configurando positivamente e deu-se, em comum, a escolha do local para se instalar a Escola do Campo. Foi proposta a aquisição do sítio Giriquitua, de propriedade particular de um senhor dono à época também de uma escola no bairro de Campo Grande, Cariacica-ES que a utilizava para atividades extraclasses da escola e para lazer familiar.
Além da Escola do Campo foi prevista para funcionar nesse mesmo local uma Estação de Ciências com o objetivo de servir de pano de fundo para pesquisas e visitação das escolas, visando favorecer a materialização de uma educação de qualidade, possibilitada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa, socialização e divulgação do conhecimento produzido.
Em janeiro de 2009 foi publicado o Decreto Municipal Nº 007/2009, criando a Escola do Campo e Estação de Ciências, que começou a funcionar apenas com a Estação em junho do mesmo ano, quando foi inaugurada recebendo o nome de Margarete Cruz Pereira, em homenagem a uma funcionária da Secretaria de Educação que veio a falecer ao final do expediente um mês antes da inauguração da estação.


A Escola do Campo veio a funcionar somente no ano de 2011, iniciando com uma turma de 6º ano do ensino fundamental com dezessete alunos.
A Escola do Campo funciona hoje com quatro turmas, 6º ao 9º ano, atendendo preferencialmente alunos moradores dos bairros rurais vizinhos à unidade em horário integral, na perspectiva de uma educação voltada para a valorização do homeme do campo e de seus conhecimentos.

Seus professores tem a carga horária semanal de 40 horas dedicadas a aulas, pesquisas, planejamentos, projetos interdisciplinares, acompanhamento dos estudos complementares dos alunos e desenvolvimento das atividades na Estação de Ciências.
A Estação de Ciências recebe outras escolas oferecendo circuitos dentro de trilhas da Mata Atlântica, nascentes, reservatórios e piscinas naturais, quadra esportiva, fazendinha, horta mandala, Observatório Astronômico.

Referência:

CARIACICA. Escola do Campo: Projeto e Proposta Pedagógica. Cariacica, 2010.

14 comentários:

  1. Não conhecia a escola antes de participar do curso, somente ouvia falar. Me arrisco a dizer, apesar da divulgação nas formações (pelo menos de Educação Física), que é pouco conhecida pela maioria do corpo docente da PMC!
    Conversava com o Rodrigo, professor de Educação Física da escola de campo, das inúmeras possibilidades que nossa disciplina poderia desenvolver, sobretudo explorando os esportes de aventura adaptado às nossas aulas ou mesmo dentro de uma proposta de roteiro de visitação, além das já trabalhadas por ele discutíamos tentar produzir stand up, caiaque e barcos de garrafas pet, construir uma tirolesa, falsa baiana entre outros...

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  3. A Escola do Campo foi uma excelente referência para nós. Podemos contemplar das práticas educativas desenvolvidas pelos professores de lá. Nós educadores as vezes, nos limitamos ao processo ensino aprendizagem que acontece dentro de quatro paredes e dentro de uma sala de aula. Observei o quanto é importante o contato de nossos alunos com a zona rural, os animais, a fauna e a flora. Parabéns Cristiane e toda equipe pedagógica da Escola do Campo que nos receberam de forma tão carinhosa e calorosa. Marcela Siqueira.

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  4. Essa Escola realmente proporciona uma grande oportunidade de desenvolver ótimos trabalhos de campo.

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  5. Foi muito bom conhecer a Escola do Campo,um lugar mágico onde os alunos podem aprender de forma rica e prazerosa.Parabéns para todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem da Escola de Campo.

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  6. A estação ciências é um espaço não formal, onde temos várias opções em estar planejando visitas monitoradas com nossos alunos, pois a mesma possui uma diversidade de atividades que podemos estar realizando com nossos docentes, envolvendo a teoria e a prática. Elizabeth Oliveira Cordeiro

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  7. Não conhecia a Estação de Ciências antes de participar do curso. Não imaginava ter um lugar tão rico e belo em Cariacica. Andreia Falcão

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  8. não conhecia a estação de ciências, me apaixonei pelo local ,estou muito agradecida a Cristiane por nos proporcionar momentos de grande aprendizagem no curso.

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  9. Eu Wilber de Azevedo Fazôlo, Sou Maestro e Professor de Artes, Quero contribuir com propostas de atividades na Disciplina de Artes;
    Sendo: a Construção da Casaca, “Instrumento Musical”, e a execução do Ritmo de CONGO,
    como sugestão para a complementação do Plano de Ensino na área de Artes.

    Sugestão Aula Prática:

    CONSTRUINDO A CASACA

    Material utilizado:

    - Garrafa de água (PET);

    - Palito de churrasco;

    - Bola de isopor;

    -Cola super bonder;

    -Primer (para plástico);

    -Tinta guache;

    -Fitas, laços e outros adereços;

    Modo de Fazer:

    Pegue a bola de isopor;

    Faça um buraco na mesma;

    Passe cola super bonder no bico da garrafa de água (PET);

    Encaixe a bola no bico da garrafa;

    Para garantir a fixação da tinta, passe o Primer (próprio para plástico);

    Espere secar por alguns minutos;

    Feito isso já podemos pintar com tinta guache ou acrílica;

    Utilize esponja ou pincel;

    Espera a tinta secar por alguns minutos;

    Comece a decorar do seu gosto;

    Você pode utilizar laços, flores, chapéus;

    Há possibilidade de fazer os próprios olhos;



    Com o instrumento o professor, deve executar o ritmo de congo na Casaca, e explanar a história do mesmo, e propor a execução do intrumento e criação do respectivo repertório.


    Wilber de Azevedo Fazôlo.

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  10. Durante esses anos de prefeitura e na Educação Infantil só conhecia a estação de ciências por comentários de colegas, desde a sua inauguração até o ano passado, achava que lá alunos de 4 e 5 anos nunca poderiam frequentar, então, levávamos nosso alunos para outros municípios! Como foi maravilhoso ter essa capacitação, pois, mudou completamente a minha visão sobre a Estação de Ciências ! Conseguimos adaptar um circuito para que nossos alunos da educação infantil possa frequentar também e aproveitar todos os espaço!!!!!

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  11. As visitas Técnicas realizadas na Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, proporcionou um contato mais íntimo com o local,
    e compreensão do crescimento educativo que é proporcionado aos alunos, e muito mais a nós professores.

    Jeferson Barbosa Silva.

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  12. A formação de "Práticas educativa e formação da cultura cientifico em diferentes espaço" foi um grande avanço muito grande para a estação de ciências,onde através da formação ficou conhecido por varios educadores,onde podendo colocarem prática tudo que vivenciaram na estação.Mara

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  13. Através da formação vimos que podemos colocar em praticas tudo que vivenciamos em sala,na Escola do Campo Estação de Ciências,pois tem vários educadores que não conhecem o espaço pois podemos diversificar vários tipos de aprendizagem.Wanderleia

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